Você conhece o Jequitibá?
É uma árvore brasileira da família Lecythidaceae, originalmente encontrada no centro-sul do país, na Mata Atlântica. É considerada a maior árvore nativa do Brasil porque pode atingir até 50 metros de altura e um tronco com diâmetro de até dois metros. É a árvore-símbolo do estado de São Paulo.
Nomes científicos: Cariniana legalis (Mart.) Kuntze)
JEQUITIBÁ ROSA Cariniana estrellensis (Raddi) Kuntze.
JEQUITIBÁ BRANCO Couratari pyramidata espécie da família em perigo de extinção (RJ e MG) Cariniana rubra.
JEQUITIBÁ VERMELHO Cariniana ianeirensis, conhecida apenas como JEQUITIBÁ Cariniana parvifolia.
JEQUITIBÁ CRAVINHO Família: Lecythidaceae.
Os jequitibás são árvores fascinantes nativas da Mata Atlântica.
O Jequitibá é considerado a maior árvore deste bioma, podendo alcançar 60m de altura, isto é equivalente a um edifício de 20 andares.
Em tupi-guarani, seu nome significa: Gigante da Floresta. De porte majestoso, o Jequitibá se destaca das demais árvores ao seu redor, ultrapassando o dossel da mata.
JEQUITIBÁ ROSA
Conhecida também como jequitibá vermelho, seu nome científico é Cariniana legalis, da família Lecythidaceae.
Esta árvore pode atingir 50 metros de altura com um diâmetro de um metro.
Árvore frondosa, com flores brancas e folhas permanentes, sempre se sobressai pelo tamanho e pela copa. Floresce em dezembro e janeiro.
É muito usada para reflorestamento, pois tem crescimento rápido.
Pode atingir 3,5 metros em dois anos de plantio. Sua madeira é considerada de lei, moderadamente pesada, macia, bastante durável. Estende-se desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul. Arvore símbolo do Estado de São Paulo. Outros nomes: congolo-de-porco, estopa, jequitibá-de-agulheiro, jequitibá-branco, jequitibá-cedro, jequitibá-grande, jequitibá-vermelho, pau-carga, pau-caixão, sapucaia-de-apito.
O maior e mais antigo espécime vivo do jequitibá-rosa se encontra no Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, SP, e possui mais de 3.000 anos de idade, considerado dessa forma um dos seres vivos mais antigos do planeta, e a mais velha árvore do Brasil. Sua altura é 40 m e seu diâmetro 3 m. Outro espécime importante fica no Parque Estadual dos Três Picos, RJ, e tem cerca de 1.000 anos. Suas sementes são muito apreciadas por macacos. É planta medicinal, sua casca é usada em extrato fluido. A madeira é própria para construção civil, obras internas para contraplacados, folhas faqueadas, móveis, para confecção de brinquedos, salto de calçados, lápis, cabos de vassouras, esquadrias de madeira, madeiramento para telhado e etc.
A árvore é exuberante e muito ornamental, podendo ser empregada no paisagismo de parques e praças públicas e áreas rurais. Esta árvore é tão monumental e admirada que emprestou seu nome a cidades, ruas, palácios, parques, etc.
Como planta tolerante à luz direta é excelente para plantios mistos, por isso pode ser usada na revegetação de áreas desmatadas. O que tem sido feito para preservá-los.
Nativa: ES, RJ, SP, MG, MS, AL, PB, BA, PE.
Nós contribuímos para que seu sonho vire realidade